O padre da paróquia de Rabo de Peixe, na ilha açoriana de São Miguel, distribuiu um questionário com várias perguntas polémicas pelos jovens que pretendem realizar o sacramento do Crisma.
O questionário, distribuído entre jovens de 16 e 17 anos, foi divulgado nas redes sociais e depressa se tornou viral. “Pratiquei relações sexuais com animais?” e “pratiquei pedofilia?” são apenas algumas das perguntas que estão a indignar os internautas.
Mas há muitas mais como “Pequei impuramente contra mim próprio (masturbação)?”; “Troquei beijos prolongados ou apaixonados?”; “Realizei namoro avançado (com fornicação)?”; “Pratiquei violação?”; “Pratiquei o controlo de natalidade (com pílulas, dispositivos, interrupção)?”.
Este é o questionário que a malta que se vai Crismar em Rabo de Peixe, nos Açores, tem de preencher para se poder Crismar...a minha sorte é que já sou crismado, senão chumbava na catequese pic.twitter.com/hSiLEi0Aox
— João Nuno Gonçalo (@RapazimDaBlica) October 21, 2021
Entretanto, ao ver o questionário amplamente divulgado nas redes sociais, o autor do mesmo, o padre Francisco Dâmaso Zanon, garantiu na página da paróquia, no Facebook, que o fez por querer “bem aos crismados” e para os ajudar a “examinar a consciência” e a confessarem “os pecados que as suas consciências acusarem no próximo dia 29”, preparando-os desta forma para receberem “devidamente” o Sacramento da Confirmação e “comungarem verdadeiramente Jesus”.
O pároco condena ainda as críticas feitas ao questionário e atribui-as “à falta de amor a Deus, de fé, de amor à igreja de Jesus”.
“Bem sabemos que o mundo totalmente demonizado tenta arrancar constantemente o coração das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos casais e dos adultos em geral, para enganar, perverter e fazer todos eles se perderem como o próprio diabo no fogo eterno do inferno. Mas esse diabo tem um inimigo aqui em Rabo de de Peixe que se chama Padre Francisco, e como eu amo o povo e os jovens, não quero que se percam e mesmo a estes que com maldade postaram no Facebook com palavras enganadoras, não colocando o texto dentro do contexto, também quero o bem deles e oxalá fazendo o exame de consciência possam se converter a Jesus e entrar na via da santidade. Sendo assim e querendo bem aos crismados fiz com eles 7 sessões de formação com missa e esta última sessão foi justamente para ajudar a examinar consciência e poderem confessar os seus pecados que as suas consciências acusarem no próximo dia 29 e se prepararem devidamente para receberem o Sacramento da Confirmação e comungarem verdadeiramente Jesus”, reagiu Francisco Dâmaso Zanon.
Entretanto, a Diocese de Angra lamentou "a linguagem inadequada utilizada" no questionário, através de um comunicado enviado ao jornal regional Açoriano Oriental.
A diocese "informa que o teor do referido texto é da autoria e da responsabilidade do sacerdote, como o próprio já assumiu diante do Administrador Diocesano, apenas vinculando o seu autor", lê-se no documento.
O comunicado da diocese de Angra lembra ainda que a "preparação para o Crisma deve suscitar questões sérias e profundas sobre o sentido da vida e as coordenadas do ser cristão, mas sempre com uma linguagem própria e em linha com a doutrina cristã", reprovando a linguagem utilizada e garantindo que não se revê na mesma e esta "não corresponde nem ao pensamento nem à forma como decorre a vivência pastoral da Igreja".
Leia Também: Festival Tremor convida à reflexão sobre desafios climáticos