Reino Unido pede investigação a alegada desinformação no canal russo RT

Críticos do canal no Ocidente consideram-no um meio de propaganda do Estado russo.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/02/2022 17:27 ‧ 23/02/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

O governo britânico acusou esta quarta-feira o canal público Russia Today (RT) de ser uma máquina de desinformação e propaganda, pedindo ao regulador para a comunicação social no Reino Unido para agir sobre a televisão.

Numa carta enviada à Ofcom, o regulador britânico, a que a Reuters teve acesso, a secretária de Estado da Cultura Nadine Dorries avisou que a RT espalha "desinformação danosa" sobre a crise na região.

"Apesar de respeitar a independência da Ofcom, posso garantir que as suas ações são pertinentes e transparentes para dar garantias ao público britânico", disse a governante.

A RT é o canal russo mais visto internacionalmente, transmitindo notícias sobre o país em inglês, árabe, espanhol e alemão.

A televisão é também considerada o principal veículo de propaganda estatal, visto ser detida pelo Estado.

O Reino Unido toma assim uma posição oficial em considerar que a RT interfere com a opinião pública e oferece uma visão parcial e pró-russa sobre o conflito na Ucrânia.

Questionado sobre a carta da sua secretária de Estado, Boris Johnson disse no parlamento britânico esta quarta-feira que "é importante deixarmos  à Ofcom e não aos políticos a decisão sobre que organizações de media banir - algo que a Rússia faz".

À Reuters, a subeditora da RT, Anna Belkina, disse que a Dorries "está claramente a interferir com instituições supostamente livres de pressão e influência política".

Já a Ofcom admitiu que iria investigar o assunto, mas não disse imediatamente se a RT transmitia ou não propaganda do Estado russo.

Leia Também: UE muito preocupada com combates e desinformação na região do Donbass

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas