Depois de ter sido anunciada a data de 21 de abril para a declaração, por videoconferência, de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, no Parlamento português, Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, deixou uma mensagem no Twitter onde reiterou que "Portugal está solidário com o povo Ucraniano".
"No dia 21 de abril, a Assembleia da República recebe, em sessão solene, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky. Portugal está solidário com o povo Ucraniano. A paz é o único caminho a conquistar e é urgente", pode ler-se.
De lembrar que, a Assembleia da República realizará uma sessão solene de boas vindas ao Presidente da Ucrânia, que falará ao Parlamento e à qual que assistirão o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa.
No dia 21 de abril, a @AssembleiaRepub recebe, em sessão solene, o presidente da Ucrânia @ZelenskyyUa.
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) April 13, 2022
Portugal está solidário com o povo Ucraniano. A paz é o único caminho a conquistar e é urgente.
Segundo a porta-voz da conferência de líderes, não serão abertas as galerias ao público nesse dia, nem haverá intervenções dos vários grupos parlamentares e deputados.
Na semana passada, na última reunião da conferência de líderes, a proposta do PAN de uma sessão parlamentar por videoconferência com o Presidente da Ucrânia foi aprovada por maioria, com a oposição do PCP.
Leia Também: 21 de abril. Já há data para Zelensky falar na Assembleia da República