A Polícia Marítima, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), apreendeu, esta quinta-feira, mais de quatro toneladas de amêijoa japónica e quatro embarcações, no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à captura ilegal de bivalves no concelho de Alcochete.
A informação foi avançada pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), que em comunicado revela que, no total, foram apreendidos 4.760 quilos de amêijoa japónica.
“Durante esta ação, os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa detetaram e fiscalizaram quatro embarcações que transportavam um total de 3.560kg de amêijoa japónica, cuja captura se encontra proibida”, revela a AMN.
Foram elaborados os respetivos autos de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima apreendido, como medida cautelar, as quatro embarcações e duas balanças, bem como as amêijoas que, “por se encontrarem vivas, foram devolvidas ao seu habitat natural”.
Na ação, “foi também detetada e fiscalizada pela GNR do Montijo, uma viatura em situação irregular por efetuar o transporte de bivalves sem a devida documentação de Registo de Moluscos Bivalves Vivos, Equinodermes e Tunicados, tendo já acondicionado no interior da viatura cerca de 1.200kg de amêijoa japónica”.
Também neste caso, “foram elaborados os respetivos autos de notícia” e a amêijoa japónica capturada foi “apreendida para posterior destruição”, remata.
Leia Também: Apreendidos 144 quilos de pescado à venda na via pública em Quarteira