"Na sequência da rotura na conduta principal do Subsistema de S. Jorge, integrado no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal, que interrompeu o abastecimento de água em algumas freguesias dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo, a Águas do Norte informa que a mesma já se encontra reparada, sendo que o abastecimento de água será reposto de forma gradual entre as 19:00 e as 21:00", refere uma nota enviada às redações.
Contactada pela agência Lusa, a Águas do Alto Minho, empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, adiantou que "cerca de quatro mil pessoas de algumas freguesias dos concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima estão sem abastecimento de água desde as 05:00",
"De acordo com informações da Águas do Norte, a avaria ocorreu durante a tarde de ontem [terça-feira], tendo sido localizada pelas 22:00", adianta a Águas do Alto Minho.
No distrito de Viana do Castelo, a Águas do Norte garante o abastecimento de água, em alta, à empresa Águas do Alto Minho, e fornece os concelhos de Ponte da Barca, Monção e Melgaço.
A empresa de gestão das redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.
Três concelhos do distrito - Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) -- decidiram não aderir à parceria.
A Águas do Alto Minho, cuja atividade operacional teve início a 01 de janeiro de 2020, cobre "uma área de 1.585 quilómetros quadrados e está dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, a cerca de 100 mil clientes e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes".
Leia Também: Cerca de 4 mil sem água desde as 5h em Viana do Castelo e Ponte de Lima