Santarém abre quarta-feira a época natalícia com iluminação e animação

Santarém inaugura na quarta-feira a época natalícia, com iluminação na cidade e nas freguesias, o Reino de Natal, com diversões e mercadinho, no Jardim da Liberdade, e animações como estátuas vivas e uma parada de Natal.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
05/12/2022 17:56 ‧ 05/12/2022 por Lusa

País

Natal

O presidente da associação de comerciantes da cidade, David Dias, disse à Lusa que, este ano, para atrair mais compradores ao centro histórico, vai ser sorteado um carro urbano elétrico e saudou mais uma edição da campanha de 10.000 'vouchers' financiada pela Câmara de Santarém, em que vales de cinco euros permitem compras no dobro do valor.

Considerando estas iniciativas "um bom incentivo" às compras no comércio local, David Dias afirmou que, este ano, além das atividades centradas no Jardim da Liberdade, vai ser criado um outro espaço no Largo Padre Chiquito, junto à sede da associação, com uma Casa dos Avós Natal, iluminação e exposição do carro a sortear.

A associação pretende "ensaiar" um projeto que ainda tentou dinamizar este ano, mas que espera poder vir a concretizar em 2023, com a criação de vários pontos de animação, nomeadamente nos Largos Padre Chiquito e de Marvila (que vai entrar em breve em obras de requalificação), levando as pessoas a circular pelo centro histórico, ao invés de se concentrarem em apenas um local.

A partir de quarta-feira e até 8 de janeiro, o Jardim da Liberdade fica transformado no Reino de Natal, oferecendo diversões como a Mini Roda Gigante, a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo, o Carrossel Vintage, Street Food, o Túnel Mágico, o Mercadinho de Natal e o Comboio Infantil, acolhendo em alguns dos dias iniciativas como pinturas faciais, palhaços, magia, jogos tradicionais, contos e criação de postais de Natal, animação de rua.

O programa hoje divulgado pelo município escalabitano inclui vários concertos, como o que é dedicado a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal e da catedral de Santarém, no feriado de quinta-feira, às 17h00, com o Coro da Academia Nacional Superior de Orquestra, sob direção de Rafael Araújo, numa organização do Museu Diocesano de Santarém.

À mesma hora, no Convento de São Francisco, realiza-se um Conto e Gala de Natal, estando agendado para sábado, dia 10, às 18h00, um Concerto de Natal pela Sociedade Filarmónica Alcanedense com a soprano Sofia Pinto, na Catedral, espaço que acolherá uma Missa Pro Pace, com vários grupos corais, no domingo, às 17h00.

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano vai celebrar os seus 50 anos com um Concerto de Natal no dia 18, às 17h00, na Catedral, e no dia 23 será a vez da Sociedade Recreativa Operária acolher um Concerto de Natal, no Palácio Landal, às 19h00.

No Largo do Seminário foi já instalado um presépio, sendo possível voltar a visitar, na Rua Pedro Canavarro, no centro histórico, o que é apelidado como "O Maior Presépio do Ribatejo", com cerca de 500 figuras feitas manualmente em barro moldado pelo artesão Eurico Ribeiro, da Póvoa de Santarém, expondo a Fundação Luíza Andaluz a sua coleção de presépios.

Para a próxima quinta-feira está ainda marcada uma "caminhada solidária", às 17h00, "para ver as luzes de Natal", na sexta-feira haverá estátuas vivas, estando ainda prevista uma "parada de Natal", no domingo, às 15h00, iniciativas que David Dias considera importantes para criar dinâmica e trazer pessoas ao centro histórico.

Saudando o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias da Cidade de Santarém, o presidente da Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES) disse que a expectativa dos comerciantes é este ano mais elevada do que em 2021, apesar do contexto económico atual, afetado por uma inflação elevada.

Segundo afirmou, há a perceção de que existem mais residentes jovens no centro histórico e, embora continuem a existir muitas lojas desocupadas, "já esteve pior", havendo mais comércio do que há dois/três anos.

O município criou este ano a iniciativa "Vamos ver as montras", exibindo nas lojas encerradas fotografias antigas do espaço e/ou recortes de jornais sobre atividades comerciais que se realizavam no centro da cidade no século XX.

Cumprindo a determinação do Governo, com vista à poupança energética, a iluminação decorativa na cidade e nas freguesias funcionará entre as 18h00 e as 24h00.

Leia Também: Comerciantes dos Açores com expectativas positivas para quadra festiva

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas