Porto das Lajes das Flores volta a sofrer danos três anos após destruição

Imagens da tempestade a atingir a infraestrutura são impressionantes.

NotíciaVídeo

© Facebook / Sérgio Correia

Notícias ao Minuto
12/12/2022 09:21 ‧ 12/12/2022 por Notícias ao Minuto

País

Açores

A tempestade Efrain deixou a ilha das Flores, nos Açores, em sobressalto. A passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019, ainda está bem presente na memória dos florentinos. Na memória e não só. 

Três anos depois de ter ficado destruído, o molhe do porto das Lajes das Flores, o único porto comercial da ilha, continua em obras, o que gera críticas por parte da população. Há até quem diga que a conclusão do empreendimento não ficará pronta nem para os filhos. Só para os netos.

Após dois invernos sem tempestades que pusessem em causa as obras, os florentinos temeram o pior este fim de semana, com a passagem da tempestade Efrain. As rajadas de vento chegaram aos 134 km/hora e as ondas estiveram muito perto dos 20 metros de altura.

À Lusa, a autoridade marítima revelou que o porto das Lajes das Flores vai permanecer encerrado devido às condições meteorológicas nos Açores e até que seja realizada "uma breve inspeção".

A infraestrutura portuária está encerrada desde sábado à navegação. A forte agitação marítima "fez com que fossem arremessadas", para o interior da baía do porto, "pedras que constituíam o antigo quebra-mar", adiantou o capitão do Porto de Santa Cruz das Flores, João Manuel Mendes Cabeças.

Entretanto, o Notícias ao Minuto sabe que, se o tempo permitir que o avião aterre na ilha, chegará às Flores uma equipa de mergulhadores da Marinha Portuguesa para verificar os danos e a operacionalidade do porto. 

Apesar dos estragos, tudo indica que depressão Efrain não tenha sido tão destruidora como o furacão Lorenzo. O que os habitantes temem é que tenha sido suficiente para originar constrangimentos no abastecimento da ilha, tal como aconteceu, no passado recente, durante meses.

Nas imagens, partilhadas nas redes sociais por vários habitantes da ilha mais ocidental do arquipélago, é possível ver a força do mar a passar por cima do porto das Lajes. Num dos vídeos vê-se mesmo vários trabalhadores a tentarem minimizar os estragos, recorrendo a maquinaria pesada, numa altura em que a tempestade não dava tréguas.  

Leia Também: Porto das Lajes das Flores afetado pelo mau tempo

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas