Depois do vídeo que mostra uma parte de Loures submersa, continuam a chegar imagens da região às redes sociais.
Apesar dos trabalhos de limpeza já estarem a ser feitos na região, um desses vídeos, partilhados no Twitter, esta manhã, mostra-nos um resgate no momento em que a água ainda estava pela cintura das pessoas.
Nas imagens, é possível ver três pessoas a carregar o que parece ser um animal de pequeno porte, e também um cão, um Golden Retriever adulto.
A utilizadora que partilhou as imagens identifica o local como sendo Loures, assim como partilha mais imagens da região, como pode ver na galeria acima.
Loures pic.twitter.com/citHew1Bc5
— Carvalho (@BeaaBC18) December 13, 2022
A zona de Frielas foi uma das zonas mais afetadas, e onde é esperado nas próximas horas um novo agravamento da situação.
Frielas, Loures pic.twitter.com/MX6T8Qxg9r
— joaoP (@JPPir) December 13, 2022
Já ao início da manhã desta terça-feira, pelo menos oito pessoas tinha sido deslocadas um centro de acolhimento temporário criado pelo município de Loures, na sequência do mau tempo. Segundo o presidente da Câmara de Loures, estas deslocações foram feitas porque as casas ficaram "sem condições de habitabilidade".
Dadas as mais de mil ocorrências registadas por todo o país, as Forças Armadas foram acionadas para reforçar as operações em curso nas áreas mais afetadas pelas chuvas intensas na área da Grande Lisboa.
A informação foi avançada pelo comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), num ponto de situação feito pelas 12h30.
De acordo com André Fernandes, foi solicitado às Forças Armadas meios com recurso a módulos de alta bombagem para a região de Lisboa, "para reforçar as operações que estão em curso para ajudar àquilo que é a reabilitação mais rápida das áreas afetadas".
O ponto da situação mais recente - feito às 12h - informa quais as estradas e vias cortadas.
Leia Também: Mau tempo. Pessoas resgatadas de casas e carros e corte de luz em Cascais