O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, reagiu este sábado aos estragos e inundações que a chuva forte que caiu sobre a cidade está a provocar, informando que já está a ser “reposta a normalidade” na rua de Mouzinho da Silveira, na baixa.
"Depois da chuva intensa desta manhã em toda a Área Metropolitana do Porto, está a ser reposta a normalidade na Rua de Mouzinho da Silveira pelos nossos serviços municipais", lê-se numa publicação do autarca na rede social Facebook.
A Rua Mouzinho da Silveira, sobre a qual o autarca se está a referir, que começa na estação de metro de São Bento e desce até ao Mercado Ferreira Borges, a água foi tanta que uma pessoa foi arrastada, conseguindo salvar-se com dificuldades. A própria calçada foi levantada pelas cheias em alguns pontos da rua.
A chuva já causou estragos na circulação no Porto e em Vila Nova de Gaia. Além dos graves transtornos ao trânsito automóvel, com relatos de várias estradas alagadas, o mau tempo obrigou ao corte num troço da linha de Metro. Segundo a Proteção Civil, foram registadas 150 ocorrências.
No aviso à população que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu na sexta-feira passada há previsão de aguaceiros previstos a partir da tarde deste sábado nas regiões Norte e Centro (até 30-40 mm/12H), com possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
O distrito do Porto, assim como Aveiro, Braga e Viana do Castelo, estão sob alerta amarelo.
Leia Também: Estação de metro de São Bento ficou alagada. Eis as imagens