MP de Faro acusa casal sexagenário de se apropriar de 167 mil euros

Um casal sexagenário foi acusado de abuso de confiança qualificado, após se ter apropriado de 167.965 euros, depositados numa conta bancária domiciliada no Algarve como garantia para um negócio entre duas entidades empresariais, informou hoje o Ministério Público.

Notícia

© iStock

Lusa
13/02/2023 18:22 ‧ 13/02/2023 por Lusa

País

Ministério Público

Os acusados são "uma mulher, de 63 anos, estrangeira, e um homem de 62 anos, português, pela prática de um crime de abuso de confiança qualificado", precisou o Ministério Público (MP) da Comarca de Faro num comunicado publicado no seu sítio de Internet.

O MP adiantou que em causa está um negócio entre a sociedade TDF, que tem como "objeto social a realização de projetos relacionados com energia solar, e a Phoenix, que opera como "sociedade financeira que empresta dinheiro, mediante o pagamento de juros e taxas, para financiamento de projetos".

A acusação sustenta que a "TDF pediu à Phoenix 2.100.000 de dólares americanos, para realização de um projeto na Universidade de Egerton, localizada em Nakaru, Quénia", e tinha a obrigação, como "garantia do cumprimento do contrato de financiamento", de "entregar a um terceiro depositário (Escrow), o valor correspondente a 08% da quantia financiada".

O contrato entre a TDF e a Phoenix foi celebrado em 04 de setembro de 2019 e a sociedade escolhida para ser o "terceiro depositário", a Wildcottage, que pertencia aos arguidos, tinha a obrigação de "guardar o dinheiro numa conta, funcionando como entidade independente", até estarem satisfeitas "a totalidade das obrigações das partes no negócio".

A mesma fonte alegou que o acordo prosseguiu em 15 de outubro de 2019, quando "a TDF depositou a quantia de 167.965 euros numa conta bancária da Wildcottage, domiciliada na dependência do Algarve de um banco", e "os arguidos levantaram e embolsaram o dinheiro, que gastaram em proveito próprio".

Leia Também: PSP em operação para deter autores da agressão de imigrante em Olhão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas