A Câmara de Arcos de Valdevez revelou, esta quinta-feira, que instalou Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) nos equipamentos municipais dedicados ao desporto.
"O município de Arcos de Valdevez, consciente da importância de melhorar os cuidados de saúde dos arcuenses, aderiu ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE), criado pelo INEM", lê-se em comunicado.
A autarquia lembra que o PNDAE "consiste na criação de uma rede de desfibrilhação automática externa", que permita "garantir o reforço da cadeia de sobrevivência", que é "entendida como o conjunto de ações sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes, com vista a garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória".
Desta forma, foram instalados desfibrilhadores no Estádio Municipal/Estádio da Coutada, Campo de Rugby, Piscinas Municipais e Pavilhão Municipal, que também servirá a Escola EB2/3+S.
A autarquia destaca ainda que, âmbito do processo de licenciamento dos DAE, foi dada formação a colaboradores municipais, a membros dos clubes/associações desportivas e professores, que ficaram certificados pelo INEM como "Técnicos Operacionais DAE".
Leia Também: Cinco feridos em colisão com carro da PSP em São João da Talha, em Loures