Loures vai ter videovigilância e ceder escola para alojamento de polícias

Uma antiga escola em Sacavém, em Loures, vai ser convertida em alojamento para cerca de 30 polícias, de acordo com um protocolo assinado hoje, estando prevista também a instalação de videovigilância no concelho.

Notícia

© Reuters

Lusa
03/03/2023 14:12 ‧ 03/03/2023 por Lusa

País

sacavém

O imóvel estava na posse do município de Loures e foi agora cedido por 50 anos e a título gratuito aos serviços sociais da Polícia de Segurança Pública (PSP), que vai recuperar o antigo colégio de forma a criar alojamentos do tipo T0 para duas a três dezenas de polícias.

"Tínhamos um edifício em Sacavém simbólico. Estava a degradar-se", lembrou o presidente da Câmara de Loures, o socialista Ricardo Leão, durante a cerimónia no Museu da Cerâmica, em Loures (distrito de Lisboa), na qual foi assinado o acordo entre o autarca, as forças de seguranças locais e o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Este investimento de reconversão, com números ainda por apurar, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê 40 milhões de euros para habitação de efetivos das forças de segurança, sendo este o quinto protocolo do género assinado entre Governo e municípios.

Entre os acordos hoje assinados, prevê-se a instalação de equipamentos de videovigilância no concelho, de forma a resolver "alguma insegurança" em "zonas críticas" de Loures, referiu o autarca.

Sobre este ponto, Ricardo Leão explicou à Lusa que as forças de segurança locais ainda vão "identificar" essas "zonas críticas" e, só depois, as câmaras serão instaladas, lembrando que este é um "processo que demora muito".

Também foi assumido o compromisso de requalificar o posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Bucelas, que será financiado em 50% pela Câmara de Loures, assumiu Ricardo Leão.

Para "valorizar" as forças de segurança e mantê-las "mobilizadas", o ministro da Administração Interna afirmou, na cerimónia, que o Governo está a investir "nas condições remuneratórias" de agentes e guardas, assim como, em parceria com as autarquias, na modernização das infraestruturas e em instrumentos tecnológicos.

Além destes investimentos, José Luís Carneiro realçou aos jornalistas que o Governo tem procurado promover melhores condições de vida a agentes da PSP e militares da GNR, notando que as forças policiais, em Loures, terão acesso aos refeitórios e equipamentos desportivos e culturais municipais.

Leia Também: Uso de máscara deixa de ser obrigatório nas viagens aéreas brasileiras

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas