Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o Dia dos Açores, que se festeja esta segunda-feira, 29 de maio, na página da Presidência da República.
De acordo com o Chefe de Estado este dia, que é também feriado e "segunda-feira do Espírito Santo", "é uma ocasião especial para celebrar a cultura e a história da Região Autónoma dos Açores e das sua nove ilhas" e uma oportunidade para enviar uma "saudação muito calorosa a todos os açorianos".
Para o Presidente da República é ainda "uma ocasião em que se celebra a identidade dos açorianos e a autonomia politico-legislativa, esteio fundamental da participação democrática dos cidadãos, do desenvolvimento económico e social e da defesa dos interesses da Região. E, também por isso, uma ocasião muito especial para celebrar a unidade nacional e os laços de solidariedade entre todos os portugueses".
"O arquipélago dos Açores, com a sua natureza exuberante e gentes com espírito indomável, é constituinte imprescindível da dimensão atlântica de Portugal. Por isso, este é também o momento para continuarmos a unir esforços para um desenvolvimento social e económico sustentável, aproveitando em particular essa enorme riqueza que é o Oceano Atlântico, sempre com respeito pelo meio ambiente", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.
Perante isto, o Presidente da República deseja que "este dia seja de alegria e de celebração, mas também de solidariedade e de inspiração para todos juntos continuarmos a vencer as adversidades e a superar os desafios, construindo um futuro brilhante para os Açores, que o mesmo é dizer para Portugal".
Leia Também: No Dia dos Açores, Costa saúda "espírito empreendedor" dos açorianos