Um homem de 47 anos foi detido, na terça-feira, na sequência do cumprimento de um mandado de detenção por violência doméstica, no concelho do Porto.
Em comunicado, esta sexta-feira enviado às redações, a Guarda Nacional Republicana (GNR) referiu que, no âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o suspeito "ameaçava a vítima, sua ex-companheira de 50 anos, controlando todos os seus movimentos, intimidando-a e ameaçando-a de morte, causando medo e inquietação".
Após as diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção e a dois mandados de busca - uma domiciliária e outra em veículo -, que culminaram na apreensão de uma arma de fogo, seis munições, duas armas brancas, 550 doses de haxixe, 34 doses de cocaína e 3.200 euros em numerário.
Presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução do Porto, o suspeito ficou sujeito às medidas de coação de afastamento e proibição de contactos com a vítima por qualquer meio, não se podendo aproximar da mesma num raio de 500 metros, controlado por pulseira eletrónica, e apresentações trissemanais no posto policial da sua área de residência.
Na nota, a GNR lembra que "violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva". Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
- Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.
Leia Também: Senhorio detido após ameaçar inquilina com foice e caçadeira no Seixal