A Polícia de Segurança Pública (PSP) partilhou, este domingo, um vídeo no qual explica quais os passos a tomar em caso de situações de discurso de ódio.
"O discurso de ódio é crime e tem um impacto muito negativo nas vítimas, tanto a nível emocional como psicológico", escrevem os responsáveis na publicação partilhada no Twitter, na qual alertam ainda os utilizadores para realizar uma queixa, assim como seguir as suas indicações.
"Siga os nossos conselhos e ajude-nos a travar o discurso de ódio", rematam.
A publicação acontece depois de, na sexta-feira, a mesma força de segurança ter sido 'alvo' deste tipo de discurso. Na mesma rede social, a PSP partilhou o anúncio da abertura de 40. º Curso de Formação de Oficiais da Polícia, ilustrando-a com uma imagem de um oficial.
️40º Curso de Formação de Oficiais da Polícia️
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) June 16, 2023
Está aberto o concurso para formação de Oficiais da Polícia.
Queres tornar-te Oficial da Polícia? Esta é a oportunidade pela qual esperavas.
Concorre e faz a diferença https://t.co/QWMebsDemt pic.twitter.com/C9XXKjrJvK
Muitos utilizadores comentaram a publicação, escrevendo comentários racistas, como, por exemplo "O concurso também está aberto a homens brancos portugueses?" ou "Parece-me que alguém trocou a foto do policia e do ladrão".
À medida que estas notas eram deixadas também houve muitos utilizadores que chamavam à atenção da PSP para o conteúdo que ali estava. "Vão deixar que na vossa própria página se viole a lei e se façam comentários discriminatórios e racistas de forma totalmente impune? Fica à vossa consideração", escreveu um utilizador. "Vá lá PSP, toca a denunciar ao Ministério Publico o crime de racismo. Muitos dos que aqui destilaram o ódio são identificáveis", pediu outro.
Contactada pelo Notícias ao Minuto, a força policial esclareceu que "repudia qualquer forma de discriminação, independentemente da sua natureza, nomeadamente racista".
"Estamos a analisar e a recolher a informação necessária para acionar os adequados mecanismos legais, de reporte às autoridades competentes para processar os tristes factos em questão", acrescenta a PSP, remetendo informações adicionais para uma altura posterior.
E se for vítima deste tipo de discurso... O que deve fazer?
- Denuncie a violência - Apresente uma queixa formal à PSP e reporte a situação à plataforma;
- Procure uma rede de apoio - Peça conselhos e ajuda aos seus familiares amigos e conhecidos. Procure associações especializadas;
- Registe todas as provas - Guarde-as num documento digital, ou realize captura de ecrã dos comentários de que é alvo.
O discurso de ódio é crime e tem um impacto muito negativo nas vítimas, tanto a nível emocional como psicológico.
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) June 18, 2023
Denuncie estes casos à #PSP.
Siga os nossos conselhos e ajude-nos a travar o discurso de ódio. 🫡 pic.twitter.com/jdk1Bycy84
[Notícia atualizada às 14h29 de 19 de junho]
Leia Também: Twitter da PSP na mira de racismo. "Trocaram foto do polícia e do ladrão"