A Volta a Portugal continua a pedalar pelo país esta sexta-feira, e a passagem da competição entre Abrantes e Vila Franca de Xira vai a obrigar a cortes no trânsito na Área Metropolitana de Lisboa, especificamente entre o concelho de Vila Franca de Xira e a Póvoa de Santa Iria.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da Polícia de Segurança Pública (PSP) explicou que os cortes serão "momentâneos, ao longo das principais vias de trânsito", e ocorrerão principalmente entre a EN1 e o IC2 e a EN10.
O primeiro ocorre por volta das 16 horas, quando a prova passar por Vila Franca de Xira a partir de Castanheira do Ribatejo (EN 1 – IC 2), "percorrendo a Rua Alves Redol (entre o Quartel dos Bombeiros e o Largo da Câmara, virando à direita para a EN 248 em direção à Arruda dos Vinhos)".
Depois, pelas 17 horas, os ciclistas voltam ao concelho pela cidade da Póvoa de Santa Iria "(através do túnel sob a A1 – provindo da variante de Vialonga), percorrendo a Avenida D. Vicente Afonso Valente (passando junto ao Centro Comercial Serra Nova) até à Avenida Ernesto Solvay, virando na EN 10 (à esquerda), via esta que será percorrida até à meta, situada junto ao Parque Urbano do Cevadeiro em Vila Franca de Xira".
"Além dos cortes momentâneos necessários à passagem da caravana da volta em segurança, para instalar os equipamentos na zona de meta (e posterior desmontagem após o final da etapa), será ainda necessário efetuar um corte integral e desvio à circulação rodoviária na EN 10, entre a Rotunda da Marinha e o Largo 5 de Outubro, no período compreendido entre as 7 horas e as 21 horas do dia 11 de agosto", acrescenta a PSP.
As autoridades pedem que os cidadãos que precisem de usar o seu veículo o façam antes do corte, já que "não será permitida a circulação de qualquer viatura nas vias que integram o percurso da prova". Os agentes estarão no local a desviar a circulação por vias alternativas.
A PSP admite que a corrida irá atravessar o concelho "numa janela horária e em dia de semana que, decerto, causará algum desconforto e incómodo aos cidadãos", mas apela na mesma que as pessoas assistam e "aproveitem" a etapa da Volta e tentem circular de carro depois do final da etapa.
© PSP © PSP © PSP
Câmara enumera locais condicionados
Além dos condicionamentos apontados pelo Cometlis, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apontou que a circulação já se encontra condicionada a algumas zonas da cidade desde quinta-feira. Até às 21 horas desta sexta-feira, o trânsito está condicionado e o estacionamento e paragem estão proibidos (exceto à organização e a serviços de emergência" na Rua José Pereira Palha Blanco (EN10), entre a rotunda da Marinha e o Largo 5 de Outubro; no Largo dos Forcados; e no Largo 5 de Outubro, no parque de estacionamento junto a Praça de Touros Palha Blanco.
Em alguns pontos, está previsto condicionamento do trânsito que deve ser normalizado após a passagem da cauda da caravana, nomeadamente na Rua Alves Redol e Rua José Pereira Palha Blanco (Vila Franca de Xira); na M501-1 Variante de Vialonga e na Estrada do Túnel (Vialonga); na Rua Quinta da Piedade; na Avenida D. Vicente Afonso Valente, na Avenida Ernest Solvay e na Avenida Marítimos da Póvoa (EN10) (Póvoa de Santa Iria); na Avenida do Termo de Lisboa (Forte da Casa); e na Avenida Cidade de Alverca (Alverva do Ribatejo).
Leia Também: Bonificações podem custar a amarela a Rafael Reis na Volta a Portugal