Os novos radares de velocidade que entraram esta sexta-feira em funcionamento já multaram mais de 6.000 pessoas na sexta-feira e na madrugada de sábado, revelou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Em declarações à SIC, Anabela Arraiolos, da Autoridade, revelou que os números correspondem às primeiras 24 horas desde a instalação dos 37 novos radares - 12 deles medidores de velocidade média.
As multas começam nos 60 euros e podem chegar aos 2.500, mas, segundo garante a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), esse não é o objetivo, mas sim chegar às "zero mortes".
Estes 12 novos radares vão fiscalizar as autoestradas A1 (Santarém e Mealhada), A3 (Braga e Trofa), A25 (Águeda) e A42 (Paços de Ferreira), os itinerários complementares IC2 (Loures e Rio Maior) e IC19 (Sintra), sem esquecer as estradas nacionais EN10 (Montijo e Vila Franca de Xira), EN109 (Figueira da Foz) e EN211 (Marco de Canaveses).
Como funcionam? Ao contrário dos radares de velocidade instantânea, o novo sistema de radares fiscaliza a velocidade média entre dois pontos através da medição temporal que os veículos demoram a percorrer uma determinada distância.
Pode saber mais sobre o assunto aqui.
Leia Também: Atenção ao acelerador. Saiba onde vão estar os radares da PSP em setembro