Mau tempo. Reaberto trânsito na Praça da República no Porto
O trânsito na Praça da República, no Porto, foi reaberto cerca das 12:30, quase quatro horas após a queda de uma árvore de grande porte que causou danos em viaturas e numa paragem de autocarro, revelou fonte do município.
© iStock
País Mau tempo
Segundo a mesma fonte, a árvore ainda não foi removida na totalidade, mas já é possível circular, devendo os trabalhos de remoção total demorar ainda mais uma a duas horas.
Num balanço sobre ocorrências registadas e relacionadas com o agravamento das condições meteorológicas, fonte da câmara indicou que desde as 08:00 foram registadas na cidade cerca de 40 situações. Já entre as 20:00 de quinta-feira e as 08:00 de hoje foram registadas cerca de 20 ocorrências.
Durante a madrugada e nas últimas horas foram também registadas, no Porto, quedas de árvores em edifícios e viaturas no Bairro de São Tomé, nas ruas Peso da Régua e Brigadeiro Nunes da Ponte e na zona da rotunda da Areosa, todas sem vítimas.
Na zona da Areosa, na Avenida Fernão Magalhães, o trânsito está cortado no sentido ascendente desde as 10:00.
Devido ao mau tempo, e por precaução, está cortada a circulação na zona marginal da Avenida de D. Carlos I, podendo estender-se à Avenida Brasil, na Foz do Porto, por estar junto à costa, segundo admitiu o comandante da Polícia Municipal do Porto.
A Polícia Municipal e a Proteção Civil do Porto apelaram hoje à população para que evite zonas com arvoredo na cidade e anunciou que a câmara mandou encerrar todos os parques urbanos.
"Quem não precise de utilizar a viatura pessoal que não faça hoje durante o dia e evite as zonas com algum com arvoredo. Aliás, a Câmara Municipal do Porto acabou de encerrar todos os parques urbanos", apelou o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, durante os trabalhos de remoção da árvore de cerca de 20 metros de altura, que caiu na Praça da República.
Portugal continental está hoje a sentir os efeitos da depressão Ciáran, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Devido ao mau tempo, o IPMA colocou sete distritos de Portugal continental hoje e sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte.
Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 09:00 de hoje e as 15:00 de sexta-feira, devido à previsão de "ondas de noroeste com altura significativa sete a oito metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros".
O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).
Hoje está também previsto "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.
Leia Também: Mau tempo. Um morto e dezenas de voos e comboios cancelados em Espanha
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com