Um dos mais famosos apresentadores do principal canal estatal russo, o Rossiya 1, voltou a fazer referência a Portugal, numa das suas intervenções.
Vladimir Solovyov afirmou que a Rússia devia anexar Portugal, chegando mesmo a dizer que "Lisboa nunca foi russa" e que é "por essa razão que devia ser".
"Os portugueses viveriam muito bem como parte do império russo", asseverou o propagandista russo.
Mas porque é que precisamos de Lisboa?", questiona um dos outros participantes no programa. "Não precisamos, mas eu gosto de Lisboa", respondeu Vladimir.
Attention, Portugal!
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) November 27, 2023
"But Lisbon has never been Russian."
"That's a reason why it should be. The Portuguese would live just as fine as part of the Russian empire."
Russian propagandists discuss "denazifying" Berlin, capturing Lisbon and moving on towards the US. pic.twitter.com/1Uujj2Soz5
Esta não é, recorde-se, a primeira vez que a anexação do território português no "império russo" é debatido na televisão russa, depois da invasão na Ucrânia.
O ex-Presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, já tinha referido em abril do ano passado que o objetivo de Putin é uma Eurásia aberta “de Lisboa a Vladivostok”, cidades que se situam a cerca de 10 mil quilómetros de distância.
Leia Também: Ucrânia. Kyiv diz que Rússia atacou 130 aldeias com artilharia