A edição de 2023 do Ranking 'Qualidade de Vida', da Mercer, colocou Viena, na Áustria, como a cidade que oferece a mais alta qualidade de vida para expatriados. Lisboa e Porto estão na 39.ª e 55.ª posição do ranking global, respetivamente.
Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Mercer dá conta que "avalia as condições de vida em mais de 450 cidades a nível mundial para expatriados e suas famílias que trabalham fora do seu país de origem".
"As condições de vida são analisadas de acordo com 39 fatores, agrupados em 10 categorias: ambiente político e social, ambiente económico, ambiente sociocultural, considerações médicas e de saúde, escolas e educação, serviços públicos e transportes, lazer, bens de consumo, habitação e ambiente", lê-se ainda.
O ranking geral é liderado por Viena, que mantém a posição cimeira, seguida de perto por Zurique, na segunda posição, com Auckland e Copenhaga a ocuparem a terceira e quarta posições, respetivamente. Genebra completa as cinco primeiras posições.
Lisboa e Porto surgem na 39.ª e 55.ª posição do ranking global, respetivamente. Considerando apenas as cidades europeias, Lisboa é a 24.ª cidade europeia com melhor qualidade de vida enquanto o Porto ocupa a 33.ª posição.
Na lista de cidades mais amigas do ambiente, Lisboa e Porto surgem na 45.ª e 67.ª posição, respetivamente.
De acordo com o ranking da Mercer, para o posicionamento global de Lisboa e Porto "contribui o facto de Portugal enfrentar uma crise habitacional, agravada pela escalada da inflação, que leva a uma oferta limitada de imóveis para arrendamento, tendo-se tornado difícil encontrar alojamento a preços acessíveis", refere a nota.
Leia Também: TAP em 31.º lugar entre 83 companhias aéreas no ranking da AirHelp