Flores e Corvo com aviso amarelo por chuva, vento e agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje as ilhas do grupo Ocidental dos Açores sob aviso amarelo, até terça-feira, devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima.

Notícia

© iStock 

Lusa
08/01/2024 13:44 ‧ 08/01/2024 por Lusa

País

IPMA

Nas ilhas das Flores e Corvo, o aviso amarelo, por agitação marítima (ondas de oeste, passando temporariamente a noroeste), iniciou-se às 11h06 locais (12h06 em Lisboa) de hoje e é válido até às 23h00 locais de terça-feira (00h00 de quarta-feira em Lisboa).

O IPMA também colocou hoje as duas ilhas do grupo Ocidental dos Açores sob aviso amarelo devido ao vento (direção de sul, rodando para sudoeste), entre as 11h00 locais (12h00 em Lisboa) e as 20h00 locais (21h00 em Lisboa) de terça-feira.

Na terça-feira, devido à previsão de precipitação "por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada", as ilhas das Flores e do Corvo também vão estar sob aviso amarelo entre as 14h00 locais (15h00 em Lisboa) e as 20h00 locais (21h00 em Lisboa).

Entretanto, a Autoridade Marítima Nacional e Marinha Portuguesa também alertaram para um "agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima", entre segunda e quarta-feira.

"A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com altura significativa que poderá atingir os sete metros, podendo a altura máxima atingir aproximadamente 13 metros, com período médio a variar entre 14 e 16 segundos. A previsão do vento aponta para uma intensidade média até 65 Km/h, podendo ocorrer rajadas superiores a 120 Km/h, provenientes do Sul", indicaram num comunicado.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam "um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras", e alertam que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Recomendam ainda reforçar-se a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitarem-se passeios junto ao mar, à orla costeira, nas arribas e nas praias.

"Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas", acrescentam.

O IPMA já tinha colocado as duas ilhas sob aviso amarelo, pela previsão de agitação marítima (ondas de oeste, passando temporariamente a noroeste) entre as 19h19 locais (20h19 em Lisboa) de domingo e as 07h00 locais (06h00 em Lisboa) de terça-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: IPMA prolonga aviso amarelo para ilhas das Flores e Corvo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas