Os quatro arguidos envolvidos no acidente que provocou a morte da cantora Sara Carreira, no dia 5 de dezembro de 2020, na Autoestrada 1 (A1), conheceram as sentenças esta sexta-feira.
Paulo Neves e Ivo Lucas foram condenados pelo crime de homicídio por negligência na forma grosseira, ao passo que Cristina Branco foi condenada pelo crime de homicídio por negligência. Por fim, Tiago Pacheco, o último arguido, foi condenado por condução perigosa.
Segundo a CNN, três dos arguidos foram condenados a pena suspensa: Ivo Lucas foi condenado a 2 anos e 4 meses, Paulo Neves a 3 anos e 4 meses e Cristina Branco a 1 ano e 4 meses.
Refere ainda a SIC que os quatro arguidos ficam também inibidos de conduzir por diferentes períodos de tempo: Ivo Lucas por nove meses, Paulo Neves por dois anos, Cristina Branco por um ano e Tiago Pacheco por cinco meses.
A juíza Marisa Dias Ginja, do tribunal de Santarém, alegou que não atuaram com o devido cuidado e, pese embora não tenham tido intenção de matar, "a forma como conduziam" ditou a morte de Sara Carreira. Mais ainda, disse que para a morte da cantora "contribuiu o comportamento de todos estes arguidos": Paulo Neves, que conduzia uma viatura alcoolizado e abaixo do limite de velocidade, a fadista Cristina Branco, que embateu na viatura de Paulo Neves, e o cantor Ivo Lucas, que conduzia o carro em que viajava Sara Carreira e chocou com o carro da fadista.
À saída do tribunal Tony Carreira falou aos jornalistas e mostrou-se muito crítico da decisão do tribunal.
Também a defesa de Ivo Lucas prestou declarações, frisando que o músico "está a passar um mau bocado". O advogado do ex-namorado de Sara Carreira avançou ainda que "muito provavelmente" vai recorrer da decisão.
Recorde-se que nas alegações finais, o Ministério Público (MP) pediu penas suspensas, todas inferiores a cinco anos, para os três arguidos acusados de homicídio, condenando as respetivas condutas por terem "assobiado para o lado" sem mostrar arrependimento.
[Notícia atualizada às 11h31]
Leia Também: Quatro arguidos envolvidos no acidente de Sara Carreira conhecem sentença