A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Matosinhos deteve um homem de 57 anos, ontem, dia 22 de fevereiro, por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no concelho de Santo Tirso.
Depois de uma ameaça com recurso a arma de fogo no âmbito de um desentendimento, chegou à GNR uma queixa que deu azo a investigação.
Segundo comunicado da GNR enviado ao Notícias ao Minuto, esta durou cerca de oito meses e levou à realização de uma busca domiciliária e outra em veículo. Destas, resultou na apreensão de uma reprodução de arma de fogo; 70 munições e um taser.
No decorrer da ação, esclarece a GNR em comunicado, foram ainda realizadas fiscalizações a animais de companhia e aves detidas pelo suspeito, onde foram identificadas diversas infrações às disposições referentes a animais de companhia e à convenção de CITES.
"Da ação resultou a elaboração de dez autos de contraordenação, quatro por falta de vacina antirrábica, dois por falta de identificação eletrónica (chip), duas por falta de licença de detenção, posse e circulação de canídeos, um por falta de registo no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e um por excesso de animais em alojamento", pode ler-se.
Foram ainda apreendidas quatro aves, dois tordos (Turdus philomelos), um papagaio (Psittacidae) e um melro (Turdus merula), três das quais foram entregues no Parque Biológico de Gaia.
O suspeito foi detido e constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Maia.
Leia Também: Menina de 10 anos com marcas no corpo diz ter sido chicoteada pela mãe