Jovens roubam ourivesaria em Aveiro. Perseguição acaba com polícia ferido

O crime aconteceu quando a funcionária da ourivesaria se encontrava sozinha no local e foi "surpreendida por dois indivíduos encapuzados", que a ameaçaram com uma faca.

Notícia

© PSP

Notícias ao Minuto
23/02/2024 17:50 ‧ 23/02/2024 por Notícias ao Minuto

País

PSP

Dois jovens, com 21 e 23 anos, foram detidos após roubarem uma ourivesaria num centro comercial em Aveiro, com recurso a uma arma branca, na noite de quinta-feira, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP). Segundo a autoridade, os suspeitos foram perseguidos pelos seguranças e agentes e um dos polícias ficou ferido.

O crime aconteceu quando a funcionária da ourivesaria se encontrava sozinha no local e foi "surpreendida por dois indivíduos encapuzados" e "munidos de luvas".

Um dos suspeitos ameaçou a vítima com uma faca "para que não reagisse", enquanto o outro "quebrou os vidros das montras com um martelo tendo, de imediato, recolhido todos os objetos de valor que conseguiu alcançar".

A funcionária conseguiu aproveitar o facto de um dos suspeitos ter começado também a recolher objetos e refugiou-se no escritório, tendo acionado o botão de pânico e telefonado ao 112.

Os suspeitos fugiram a pé e começaram a ser perseguidos por seguranças do centro comercial "sem que estes os perdessem de visita" e foram depois "intercetados pelos polícias de serviço em estrita colaboração com os referidos seguranças.

"A interceção ocorreu num parque de estacionamento próximo do local do crime, quando os suspeitos já se encontravam no interior de uma viatura pronta a encetar fuga", explicou a PSP, acrescentando que, por se tratar de "um crime com elevado grau de ameaça", os polícias "fizeram uso do nível de força estritamente necessário e proporcional, tendo efetuado recurso à força física, ao bastão e ao gás pimenta, bem como recurso efetivo a arma de fogo, nos termos legalmente definidos, apenas contra a viatura de fuga, no sentido de a imobilizar".

Os agentes conseguiram então impedir a fuga dos suspeitos, retirá-los da viatura e algemá-los, "sem terem colocado em risco a sua própria segurança, a dos suspeitos ou de terceiros".

Os suspeitos foram transportados para o hospital local por apresentarem ferimentos ligeiros e um dos polícias teve também de receber tratamento hospitalar devido a ferimentos numa das mãos. 

Em relação à ourivesaria, foram "registados danos avultados", entre os quais quebra de montras, mas foi possível recuperar 38 relógios e nove peças de ourivesaria, num valor total que ascende a cerca de 40 mil euros.

Já a viatura dos suspeitos, que foi apreendida, sofreu danos devido aos disparos dos agentes. 

Foi ainda apreendida uma arma branca, um martelo, um pé de cabra, dois gorros, um par de luvas e um saco utilizado para guardar os objetos furtados.

Leia Também: PSP apreende telemóvel de 800€ "deixado por esquecimento" num táxi

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas