Um arco-íris noturno, ou lunar, está a fazer as delícias dos habitantes da região de Trás-os-Montes, na noite deste domingo. Trata-se de "um fenómeno extremamente raro", diz a página Meteo Trás os Montes - Portugal, nas redes sociais.
Várias imagens do fenómeno foram partilhadas, registando-se avistamentos tanto em Bragança como em Vila Real.
Um arco-íris lunar é idêntico a um arco-íris normal, com a diferença de que os raios solares que o formam não provêm diretamente do sol, mas são sim refletidos pela superfície lunar - quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página de Perguntas & Respostas.
"Os raios de luz solar (ou lunar) sofrem refração nas gotas de chuva, sendo o ângulo de refracção uma função do comprimento de onda da luz. Após a refração, uma parte dos raios de luz sofre uma ou duas reflexões na face interna das gotas, e de seguida, uma segunda refração na direção do observador", lê-se no website do IPMA.
Segundo o Met Office - equivalente britânico ao IPMA - os arco-íris lunares, definidos em inglês como 'moonbows', foram "mencionados pela primeira vez por Aristóteles, no ano 350 AC".
Espreite em baixo algumas das partilhas feitas pelos internautas de imagens do arco-íris em questão.
Leia Também: Atenção: Agitação marítima coloca 10 distritos do continente em alerta