"Uma das figuras mais consensuais". Campo Maior homenageia Rui Nabeiro

A homenagem contará com "o descerrar de uma frase evocativa", com "a colocação de flores" e com discursos.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
16/03/2024 15:39 ‧ 16/03/2024 por Notícias ao Minuto

País

Rui Nabeiro

A Câmara Municipal de Campo Maior vai homenagear, na próxima terça-feira, dia 19 de março, o Comendador Rui Nabeiro no dia em que se assinala um ano da sua morte.

"O povo campomaiorense realiza uma homenagem a uma das figuras mais consensuais da nossa sociedade", refere um comunicado da autarquia a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A cerimónia acontece "junto à estátua do homenageado, na Avenida da Liberdade", pelas 10h30.

Pelas 11h00 começa a homenagem, que "irá contar com o descerrar de uma frase evocativa, com a colocação de flores e com os discursos" do presidente do município de Campo Maior, Luís Rosinha, e do presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, João Manuel Nabeiro.

Após este momento, pelas 12h00, "irá decorrer uma missa na Igreja Matriz de Campo Maior".

De recordar que o empresário Rui Nabeiro (1931-2023), presidente e fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, morreu aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido a problemas respiratórios.

Quem era Rui Nabeiro?

Manuel Rui Azinhais Nabeiro, nasceu em Campo Maior, vila do interior do país, no distrito de Portalegre, junto à raia com Espanha, a 28 de março de 1931.

Oriundo de uma família humilde, desde cedo aprendeu a lidar com a adversidade. Com 12 anos, começou a trabalhar com o pai e os tios na torra do café e, com a perda do seu maior exemplo, assume os destinos da pequena sociedade familiar - Torrefacção Camelo, Lda - com apenas 17 anos.

E é dentro de um pequeno armazém de 50 metros quadrados, na vila de Campo Maior, em 1961, que Rui Nabeiro começa o seu negócio com a torra de 30 quilos de café por dia, criando a Delta Cafés - empresa que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e que assumiu sempre uma intervenção ativa na sociedade, apoiando diversas instituições sociais.

Além de comendador, empreendedor, ex-autarca, Nabeiro tinha também um dos seus mais importantes papéis no seio da família - era pai de dois filhos e avô de quatro netos.

Leia Também: Um ano depois da morte, Prime Video terá minissérie sobre Rui Nabeiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas