O recém empossado primeiro-ministro, Luís Montenegro, conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esta quarta-feira, tendo-lhe dado conta que "pode contar com o apoio" de Portugal.
"Tive uma conversa telefónica com o primeiro-ministro de Portugal. Felicitei-o por ter assumido este cargo de responsabilidade, manifestei a minha gratidão pela sua posição pessoal de princípio de apoio à Ucrânia e desejei-lhe um trabalho frutuoso para a prosperidade de Portugal", começou por escrever Zelensky, numa partilha na rede social X.
Segundo o chefe de Estado ucraniano, os dois debateram "a aplicação de anteriores acordos de defesa entre os países" e deram "instruções às equipas para começarem a trabalhar na preparação de um acordo bilateral de segurança no âmbito da Declaração do G7 à Ucrânia". "Coordenámos igualmente futuros contatos conjuntos", acrescentou.
Em resposta à partilha, Montenegro escreveu: "Obrigado, Presidente. A Ucrânia pode contar com o nosso apoio político, económico, humanitário e militar enquanto for necessário. Trabalharemos em conjunto para construir a paz na Europa e no mundo".
Thank you, President @ZelenskyyUa. Ukraine can count on our political, economic, humanitarian and military support for as long as it is needed. We will work together to build peace in Europe and the world. https://t.co/Cgev9unDnm pic.twitter.com/23hYlx8Fjx
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) April 3, 2024
Já na terça-feira, dia em que Luís Montenegro tomou posse como primeiro-ministro, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky felicitou o chefe do Governo português, na rede social X afirmando esperar o aprofundamento das relações bilaterais para "uma paz duradoura na Europa".
"Parabéns a Luís Montenegro por assumir o cargo de primeiro-ministro de Portugal. Agradeço a sua integridade ao reconhecer a agressão russa e espero um maior aprofundamento das relações Ucrânia-Portugal para restaurar uma paz justa e duradoura na Europa", escreveu o líder ucraniano na rede social X, em ucraniano, português e inglês.
Leia Também: Zelensky felicita Montenegro e espera "aprofundar relações" bilaterais