Em comunicado, a TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa refere que os passageiros vão continuar "a poder viajar normalmente, sendo-lhes possível validar passes e bilhetes, fazer carregamentos no Multibanco, recorrer aos sistemas de venda automática dos vários operadores de transporte e adquirir bilhetes a bordo dos autocarros".
No entanto, a "pausa temporária para atualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance" vai deixar indisponíveis serviços como o pedido de cartão Navegante personalizado e os carregamentos de cartões Navegante nos espaços Navegante, Carris Metropolitana, na rede Navegante Payshop e nas aplicações CARRISway e Pick Hub.
Vão estar ainda indisponíveis a atualização de descontos, a ativação da parceria Navegante/GIRA, a compra e o carregamento do Navegante Família, além dos Pontos Navegante (em modo 'self-service' e assistido).
"Cumprida esta intervenção, o sistema Navegante volta ao seu funcionamento normal e a disponibilizar todas as suas funcionalidades habituais", refere a empresa.
A TML é responsável pela gestão do sistema de bilhética metropolitano Navegante e garante a intermodalidade e a interoperabilidade do sistema de transportes rodoviário que abrange os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira).
O cartão Navegante é o passe mensal que tem várias tipologias e que pode ser utilizado nos transportes públicos destes concelhos.
O valor do passe municipal é de 30 euros e o do metropolitano 40 euros, valores que se mantêm inalterados desde a sua criação, em 2019.
Leia Também: Metro de Lisboa com 2 propostas para fornecimento de material circulante