MAI: Votação "decorre com normalidade" e "morosidades" estão resolvidas

O ministério da Administração Interna explicou, este domingo, que, no âmbito das eleições Europeias, uma atualização de segurança pré-agendada coincidiu com um dos 'picos de influência' na ida às urnas. A situação já está, no entanto, resolvida e o processo decorre com normalidade.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
09/06/2024 15:40 ‧ 09/06/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Europeias

O ministério da Administração Interna (MAI) garantiu, este domingo, que as votações para o Parlamento Europeu estão a decorrer "com normalidade" em território nacional.

De acordo com a nota enviada ao Notícias ao Minuto, existiram algumas "situações pontuais de morosidade do sistema", mas que por volta das 15 horas já estavam "prontamente resolvidas".

"Tendo aberto as urnas de voto às 8 horas desta manhã, importa fazer, neste momento, o ponto de situação às 15h00. Assim, o processo eleitoral está a decorrer com normalidade, como, aliás, foi salientado pelos vários candidatos quando se dirigiram ao local que escolheram para votar", lê-se na nota.

A pasta tutelada por Margarida Blasco dá ainda conta da "novidade" que este ato trouxe: a votação em mobilidade. O ministério explica que face a esta 'estreia' "era expectável que pontualmente pudessem surgir alguns constrangimentos, como já ocorreram".

Confirmando que por volta das 11h30 ocorreu uma "situação de atualização de segurança do sistema, pré-agendada", o MAI reconheceu que esta situação coincidiu com "um dos 'picos de afluência'". A ocorrência resultou, durante algum tempo, num "abrandamento na operacionalidade do sistema". "Mas, reafirma-se, que tendo o sistema rapidamente recuperado tudo foi reconduzido à plena normalidade", acrescentam.

"Informamos, finalmente, que neste momento temos uma votação com um número de votantes superior à eleição de há cinco anos e não estando prevista mais nenhuma atualização de segurança, aguarda-se que os eleitores escolham livremente o local em que pretendem votar e se dirijam às urnas de voto, decorrendo a votação com a devida normalidade", remata-se.

Mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro estão inscritos para escolher 21 dos 720 eurodeputados do Parlamento Europeu.

A estas eleições, para as quais se inscreveram para votar antecipadamente no passado domingo mais de 252.000 eleitores, concorrem em Portugal 17 partidos e coligações.

Leia Também: Já votou? As imagens das eleições europeias em Portugal e lá fora

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas