Se está a planear ir para a praia esta quinta-feira, pode tirar o 'cavalinho da chuva'. A não ser que esteja pelo Funchal, na Madeira, ou pelos distritos de Viana do Castelo, Porto ou Beja, que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são os únicos que estarão com "céu pouco nublado".
No resto do território nacional, prevê-se chuva, aguaceiros ou céu parcialmente nublado, sendo que, durante a tarde, pode haver "granizo" e "trovoada", sobretudo "no interior das regiões Norte e Centro". Haverá, contudo, uma "pequena subida da temperatura mínima no interior Norte e Centro" uma "pequena descida na região Sul".
Se estiver pela Grande Lisboa ou pelo Grande Porto, conte com "períodos de céu muito nublado" e poderão haver aguaceiros acompanhados de trovoada durante a tarde. Já no arquipélago dos Açores, esperam-se "períodos de céu muito nublado", mas com "boas abertas" nos grupos ocidental e central. Na Madeira, está previsto "céu em geral pouco nublado" no Funchal.
Em relação às temperaturas, o distrito de Bragança é o que regista a temperatura máxima mais elevada com 33ºC, apesar da previsão de chuva. Seguem-se os distritos de Braga, Vila Real, Évora e Beja, com 31ºC.
Já a temperatura mínima mais baixa regista-se em Faro e Porto Santo (23ºC) e Sagres e Porto (24ºC).
Sublinhe-se que todo o território de Portugal continental vai estar na sexta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva e trovoada, mas alguns avisos serão ativados já esta quinta-feira.
De acordo com o IPMA, a partir das 12h00 estarão já sob aviso amarelo (o segundo menos grave) os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Leia Também: Chuva e trovoada estendem aviso amarelo a todo o território amanhã