A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) identificou 17 menores de idade "em pleno ato de consumo de bebidas alcóolicas, nomeadamente cerveja e bebidas espirituosas", no Festival do Crato, no distrito de Portalegre.
Em comunicado, a ASAE explica que, dos 17 menores identificados, seis tinham menos de 16 anos.
Foram ainda instaurados oito processos de contraordenação "por disponibilização ou venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, que seguirão os seus trâmites legais".
"Da ação resultou ainda a identificação de todos os intervenientes, designadamente aqueles que venderam ou colocaram à disposição dos menores de idade as bebidas alcoólicas", lê-se no comunicado, onde a ASAE diz que esta operação de fiscalização foi "direcionada à verificação do cumprimento das medidas legais restritivas à disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de idade" no recinto deste festival.
A autoridade prometeu ainda que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública, designadamente no que se refere ao combate do consumo e venda de bebidas alcoólicas a menores".
Leia Também: Conduz com taxa de álcool 7x superior ao legal e oferece cerveja a agente