Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 26º

Vento dificulta combate ao fogo na península de Setúbal

O vento está a dificultar o combate ao fogo que começou na quarta-feira na Amora, concelho do Seixal, e que está ativo no concelho de Sesimbra, mobilizando quase 500 operacionais, adiantou hoje à Lusa fonte da Proteção Civil.

Vento dificulta combate ao fogo na península de Setúbal
Notícias ao Minuto

00:29 - 12/09/24 por Lusa

País Incêndios

O comandante da sub-região da Proteção Civil da Península de Setúbal, Sérgio Moura, referiu à Lusa, num balanço pelas 00h10 de hoje, que o fogo se mantém com duas frentes ativas.

 

Sem registo de danos ou vítimas, o responsável acrescentou que a Estrada Nacional (EN) 377 continua também cortada ao trânsito.

"Temos como previsão dominar o incêndio durante a noite, mas vento mantém-se com alguma intensidade e é o principal fator a dificultar o combate", explicou Sérgio Moura, acrescentando que a frente do incêndio está no concelho de Sesimbra.

"Decorrem ainda operações no Seixal, de rescaldo, vigilância e extinção de pequenos focos de incêndio que vão surgindo, bem como de eliminação de pontos quentes", sublinhou.

O presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, tinha divulgado numa nota na rede social Facebook, publicada pelas 23h12 de quarta-feira, que o fogo tinha entrado em fase de rescaldo no seu concelho, mantendo-se ativo no concelho de Sesimbra.

O Comando sub-regional da Península de Setúbal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tinha adiantado na quarta-feira à noite à Lusa que dois grupos de bombeiros da região de Lisboa, com 56 operacionais e 18 viaturas, iam juntar-se aos mais de 400 elementos envolvidos no combate ao incêndio que teve início na Amora.

O incêndio que teve início ao princípio da tarde numa zona de mato na Amora, no Seixal, progrediu depois, devido ao vento forte que continua a fazer-se sentir na região, para a Herdade da Apostiça, uma zona florestal do concelho de Sesimbra.

Até ao momento terão ardido apenas cinco viaturas que se encontravam no interior de um terreno privado.

Ao final da tarde de quarta-feira, Sérgio Moura tinha divulgado que foram colocados vários meios para fazer face a qualquer eventualidade junto do paiol da NATO e num posto de abastecimento de combustíveis da Estrada Nacional (EN) 378, entre Seixal e Sesimbra, no distrito de Setúbal.

O alerta para o incêndio -- que deflagrou hoje, segundo o comando sub-regional, na localidade de Verdizela, numa zona de mato na freguesia da Amora - foi dado às 12h52 de quarta-feira.

De acordo com a página ANEPC, pelas 00h15 de hoje estavam no combate às chamas 483 operacionais, apoiados por 164 veículos.

Leia Também: Fogo está controlado na Amora (mas ainda "ativo" em Sesimbra)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório