De acordo com Ângela Guerra, administradora da STML com o pelouro dos Cuidados Continuados Integrados, com estas 15 camas, a valência, localizada na Aldeia do Juso, ficará com um total de 83 camas, das quais pelo menos 46 estão integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
Segundo Ângela Guerra, este aumento de disponibilidade foi possível devido à reabilitação do quarto piso da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Maria José Nogueira Pinto, que tinha sido encerrado em dezembro de 2022.
A unidade destina-se a pessoas que tiveram alta hospitalar, mas precisam de cuidados específicos de reabilitação que não conseguiriam ter em ambiente familiar, devido ao apoio de uma equipa multidisciplinar.
São disponibilizados internamentos de média duração e reabilitação e de longa duração e manutenção.
O piso reaberto já recebeu doentes no final da semana passada, estando as restantes vagas "todas autorizadas a ocupar pela rede nacional", acrescentou a responsável.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados Maria José Nogueira Pinto foi a primeira da SCML a ser inaugurada, em 2012.
Além desta unidade, a SCML tem atualmente duas outras: a Unidade de São Roque, no Parque de Saúde Pulido Valente, e a Unidade Rainha Dona Leonor, situada no antigo complexo do Hospital Militar da Estrela, ambas em Lisboa.
No total, nestas unidades, a SCML disponibiliza 213 camas, 181 das quais contabilizadas na Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados.
Leia Também: PCP quer ouvir ministra na AR sobre despedimentos previstos na Santa Casa