A Força Aérea Portuguesa confirmou, esta segunda-feira, a morte de um militar na sequência de um acidente ocorrido na Base Aérea N.º 8, em Ovar, e revelou que abriu uma investigação para apurar o sucedido.
"É com enorme sentimento de consternação que a Força Aérea comunica que hoje, pelas 14h15, um militar da Força Aérea faleceu na sequência de um acidente ocorrido na Base Aérea N.º 8, em Ovar", lê-se numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
No mesmo comunicado, a Força Aérea "manifesta as mais sentidas condolências à família, camaradas e amigos", assegurando que está, "neste momento de dor", a "prestar todo o apoio psicológico".
"Por forma a serem apuradas as causas do acidente, a Força Aérea vai abrir um processo de investigação", revelou.
Recorde-se que fonte dos Bombeiros de Esmoriz confirmou à Lusa que o acidente ocorreu pelas 14h26 quando o militar daquela base foi atingido no tórax por um helicóptero que estava a ser rebocado. A aeronave estava em movimento. O impacto "causou-lhe a fratura da grade costal, entrando em paragem cardiorrespiratória".
O óbito foi confirmado mais tarde, mas, pelas 17h20, o corpo aguardava na base aérea pelo transporte para o Instituto de Medicina Legal do Hospital de Santa Maria da Feira.
À mesma agência noticiosa, uma porta-voz da Força Aérea detalhou que o acidente em causa ocorreu em serviço mas não numa aeronave, e que não está relacionado com os incêndios que afetam várias zonas do norte e centro do país.
Também o Ministério da Defesa Nacional lamentou "profundamente" a morte do militar. "Neste momento difícil enviamos as nossas sentidas condolências à família do militar e à Força Aérea Portuguesa", refere uma publicação divulgada na rede social X.
No local do incidente estiveram os Bombeiros Voluntário de Esmoriz e a VMER da Feira.
O militar tinha 25 anos.
[Notícia atualizada às 18h38]
Leia Também: Cinco fogos no distrito de Aveiro mobilizam mais de 1.200 operacionais