O 43 Grupo, da Força Aérea de Espanha, deslocou-se até Portugal para ajudar no combate aos incêndios que fustigam o país, em "várias cidades".
No Instagram, o grupo destacou o regresso a Portugal "para ajudar a lutar contra o inferno de fogo que ameaça várias cidades", com dois aviões Canadair que "trabalharam durante a tarde de ontem [segunda-feira] em Sever do Vouga, Aveiro".
Nesse período, foram realizadas 40 descargas de água.
Os aviões "incorporaram-se de novo aos trabalhos de extinção de incêndios a primeira hora desta manhã [terça-feira]", lê-se na nota, acompanhada de um vídeo que mostra a extensão do incêndio em Sever do Vouga.
Pode ver esse vídeo na galeria que acompanha acima esta notícia.
"Todo o nosso apoio aos vizinhos afetados pelo fogo. Estamos convosco! Força Portugal!", escreveram.
O Governo alargou até quinta-feira a situação de alerta devido ao risco de incêndios, face às previsões meteorológicas, e anunciou a criação de uma equipa multidisciplinar para lidar com as consequências dos fogos dos últimos dias, coordenada pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que teve hoje a sua primeira reunião em Aveiro.
Hoje de manhã, cerca das 09h30, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou mais de 140 ocorrências, envolvendo mais de 5.000 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres e 21 meios aéreos.
A Proteção Civil estima que arderam pelo menos 10 mil hectares na Área Metropolitana do Porto e na região de Aveiro.
Leia Também: Autarcas de Aveiro vão fazer levantamento dos danos para enviar ao Governo