Homem de 58 anos detido por caçar com meios não autorizados em Ansião

O homem tinha 67 aves de várias espécies na sua posse.

Notícia

© GNR

Notícias ao Minuto
20/09/2024 08:11 ‧ 20/09/2024 por Notícias ao Minuto

País

GNR

Um homem de 58 anos foi detido, na quarta-feira, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) por crimes de dano contra a natureza e caça por processos e meios não autorizados, na localidade de Sarzedela, no concelho de Ansião.

 

Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, a autoridade explicou que "na sequência de uma ação de fiscalização" num terreno com cerca de dois hectares, os militares "verificaram a existência de vários artefactos, considerados processos e meios de caça não autorizados".

Posteriormente, foi possível localizar o proprietário do terreno, que assumiu a posse do material encontrado pela GNR.

No total, foram apreendidas 35 armadilhas de grande dimensão para captura de aves, 12 laços em cabo de aço para captura de espécies cinegéticas de caça maior, duas jaulas para captura de mamíferos e 67 aves de várias espécies autóctones e cinegéticas.

"Atendendo à quantidade de artefactos apreendidos, foi possível apurar que o detido se dedicava à caça de diversas espécies, através de processos e meios não autorizados, sendo este comportamento proibido por lei", explicou a GNR.

Os militares verificaram ainda que o homem tinha capturado "vários exemplares de aves", incorrendo também a um crime de dano contra a natureza. Todas as espécies apreendidas "foram de imediato restituídas ao seu habitat natural".

O homem foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Pombal.

Na nota, a GNR sublinhou que, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a proteção ambiental, apelando à denúncia de eventuais situações que a afetem".

Leia Também: Militar da GNR fora de serviço ajuda PSP a deter suspeitos de tráfico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas