Valença reconhece (novamente) limites da fronteira do Rio Minho

Assinatura tem como objetivo ratificar o reconhecimento efetuado das respetivas secções de fronteira do rio Minho, em ambas as margens, pelos respetivos autarcas.

Notícia

© VisitarPortugal

Notícias ao Minuto
25/09/2024 10:33 ‧ 25/09/2024 por Notícias ao Minuto

País

Fronteiras

O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, assinou na terça-feira, 24 de setembro, o auto de reconhecimento da fronteira do rio Minho, no Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira.

 

De acordo com um comunicado enviado pela autarquia ao Notícias ao Minuto, José Manuel Carpinteira assinou a ata conjuntamente com o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, e a Alcaldesa de Tomiño, Sandra González, representantes dos dois concelhos galegos que têm o rio Minho como elemento de fronteira natural com Valença.

A assinatura desta ata está prevista no Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, assinado a 29 de setembro de 1864, (e que este ano cumpre 160 anos de existência) que tem por objetivo ratificar o reconhecimento efetuado das respetivas secções de fronteira do rio Minho, em ambas as margens, pelos respetivos autarcas.

Assim sendo, os 13 concelhos raianos (cinco portugueses e oito galegos), que tem o rio Minho como elemento fronteira, juntaram-se neste encontro anual que legalmente confirma e valida a linha divisória de fronteira entre Portugal e Espanha.

Leia Também: Madrid defende Olivença: "É claro que o município é espanhol"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas