Vila Pouca de Aguiar fecha escolas por falha de eletricidade

As escolas do concelho de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, estão hoje fechadas por causa do mau tempo, que provocou falhas de eletricidade, informou a câmara.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
09/10/2024 09:29 ‧ 09/10/2024 por Lusa

País

Mau tempo

O município de Vila Pouca de Aguiar explicou que, por causa da falha de eletricidade, verificou-se uma impossibilidade de funcionamento da cantina e de outros equipamentos escolares.

 

A autarquia dá conta ainda da queda de dezenas de árvores pelo concelho, referindo que a circulação na Estrada Nacional 206 (EN206) está muito condicionada, tal como na Autoestrada 24 (24), onde tombou um camião ao quilómetro 48, no sentido Vila Real-Chaves, num local onde o vento se faz sentir com muita intensidade.

No distrito de Vila Real, também as escolas foram encerradas hoje por causa das condições meteorológicas.

A Proteção Civil de Montalegre emitiu um comunicado em que informa que "não estão reunidas as condições de segurança para assegurar a realização do transporte escolar".

O estado do tempo em Portugal está a ser afetado pela tempestade Kirk.

Devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 de hoje 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

"Entre as 18h00 de ontem [terça-feira], quando começou o quadro meteorológico mais adverso, e as 07h00 de hoje temos o registo de 567 ocorrências, sobretudo relacionadas com o vento, sendo 404 quedas de árvores, 14 inundações, 20 limpezas de via, 116 quedas de estruturas e 13 movimentos de massa", disse à Lusa José Costa, oficial de operações na ANEPC.

De acordo com José Costa, nestas ocorrências foram empenhados 1.805 operacionais e 627 meios terrestres.

"As áreas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Sub-Região do Cávado", adiantou.

Segundo José Costa, foram registadas 262 ocorrências na Área Metropolitana do Porto, no Alto Minho 52, Cávado 81, no Tâmega e Sousa 35 e Ave 27.

Leia Também: Escolas fechadas por precaução em Montalegre devido ao mau tempo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas