A aproximação de uma depressão em altitude, também denominada gota fria ou DANA (em castelhano), vai provocar uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, a partir de dia 13, quarta-feira, prevendo-se chuva, acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Após a influência de uma crista anticiclónica com descida significativa dos valores de temperatura, nos dias 12 e 13, teremos a aproximação de uma depressão em altitude, também chamada de Gota Fria (ou D.A.N.A no acrónimo em castelhano), com instabilidade associada e que trará precipitação em regime de aguaceiros, acompanhados de trovoada, a partir da tarde de dia 13", revelou o IPMA, numa nota divulgada nas redes sociais.
Devido à descida de temperatura e ao início da precipitação prevista para a tarde de dia 13, "prevê-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela neste dia".
O vento "será fraco a moderado do quadrante leste, soprando por vezes forte nas terras altas, com rajadas até 75 km/h".
Segundo o IPMA, esta situação meteorológica "deverá manter-se até, pelo menos, sábado dia 16, existindo alguma incerteza relativamente à posição desta depressão e, consequentemente, da distribuição e quantidade da precipitação".
Leia Também: Agência de meteorologia espanhola prevê nova DANA a partir de terça-feira