"Muito falta fazer ainda para tornar a sociedade inclusiva"

A Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD) alertou hoje que ainda falta fazer muito para tornar a sociedade inclusiva, apontando para "retrocessos a nível do respeito pelos direitos" que não podem ser aceitáveis.

Notícia

© JOKER/Hartwig Lohmeyer/ullstein bild via Getty Images

Lusa
03/12/2024 13:53 ‧ há 4 semanas por Lusa

País

CNOD

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que hoje se comemora, a CNOD salientou que é necessário defender "os valores de Abril, a Constituição da República Portuguesa e a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência".

 

"Neste momento, em que muito falta fazer ainda para tornar a sociedade inclusiva, assistimos a retrocessos a nível do respeito pelos direitos que não podemos aceitar", lamentou, citada em comunicado.

A instituição afirmou que se trata de uma "luta para a conquista de direitos e a sua efetivação na vida".

"Celebrar este dia no ano em que se comemoram os 50 anos de Abril reveste-se de um significado especial pelo que a revolução de Abril significou na vida das pessoas com deficiência. Antes da revolução de Abril as pessoas com deficiência eram encarceradas, sem qualquer possibilidade de defesa e escondidos do resto da sociedade", recordou.

Considerando que "é preciso acabar com as guerras, máquinas de matar e de fabricar pessoas com deficiência", a CNOD sustentou que "só em Paz se consegue viver de pleno direito numa sociedade que se quer inclusiva".

"Inspiremo-nos nesse Abril de há 50 anos para dar força ao movimento associativo das pessoas com deficiência, pois só da sua luta resultará a concretização da sociedade inclusiva", salientou, pedindo união "para conquistar definitivamente o fim das barreiras que impõem a desigualdade e a discriminação".

Leia Também: "Pessoas com deficiência intelectual têm sido um pouco desvalorizadas"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas