Dois dias, três demissões conhecidas em ULS - Lezíria, Alto Alentejo e Leiria. Esta sexta-feira, foi anunciada a demissão do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria - que tinha assumido funções em fevereiro - por parte do Ministério da Saúde.
"Por decisão do Ministério da Saúde, a nossa jornada como Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Lezíria chega agora ao fim”, escreveram os elementos do conselho de administração, Tatiana Silvestre, Ana Rita Paulos, João Soares Ferreira, João Formiga e Sérgio Domingos num comunicado de despedida publicado ontem, dia 27, no Facebook da ULS.
A ULS Lezíria, recorde-se, abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.
No mesmo dia, a SIC Notícias avançou que o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo foi afastado.
Segundo a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, em declarações à Lusa durante o dia de hoje, a demissão "já se efetivou" e terá efeitos práticos no início de 2025.
"Já se efetivou [e] vai ter mesmo efeitos práticos nos primeiros dias do [próximo] ano. Já foi dado nota ao anterior conselho de administração que vai ser afastado e já foi nomeado um novo Conselho de Administração", afirmou, referindo que irá ser "presidido por Miguel Lopes, atual secretário - geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares".
Este sábado, foi conhecida a saída do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria. Presidida por Licínio de Carvalho, a administração foi demitida pelo Ministério da Saúde, disse hoje à agência Lusa fonte da tutela.
O novo Conselho de Administração, cujos nomes não foram divulgados, está em condições de iniciar funções já na próxima semana.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde fez saber que "procedeu a mudanças em alguns conselhos de administração de ULS de acordo com novas estratégias e abordagens de gestão".
Leia Também: Urgência Pediátrica e Bloco de Partos em Beja encerrados 3.ª e 4.ª-feira