Um homem de 48 anos foi detido em flagrante, a 11 de fevereiro, por ser suspeito dos crimes de burla e de furto, no concelho da Trofa.
A detenção deu-se no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de três meses e que se prendia com a prática de burlas e de furtos em residência, no distrito de Leiria e no Norte do país, de acordo com um comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR), enviado esta quarta-feira às redações.
Os militares “desenvolveram diligências policiais que permitiram localizar e deter o suspeito em flagrante delito”, tendo apurado que o homem “se dedicava à prática destes crimes utilizando o ‘conto do vigário’ como modus operandi”.
“O suspeito simulava uma conversa de falso familiar, sendo que, após ganhar a confiança das vítimas, procedia à troca de artigos tecnológicos (aspiradores robot e smartwatches) de valor diminuto, fazendo-os passar por objetos com valor elevado”, explicou a nota.
Foram realizadas duas buscas, nomeadamente uma em residência e outra em veículo, que culminaram com a apreensão de uma caçadeira, uma arma proibida, 400 euros em numerário, oito aspiradores e oito relógios.
O homem foi constituído arguido e será presente esta quarta-feira no Tribunal Judicial de Leiria, para aplicação de medidas de coação.
Esta foi uma ação do Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Leiria.
Leia Também: Detido por "violência física, psicológica e verbal" contra companheira