A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta quinta-feira, que deteve um homem, de 49 anos, suspeito de homicídio na forma tentada e de violação. Os crimes ocorreram na madrugada de 18 de julho de 2024, no concelho de Palmela e a vítima é uma idosa, de 87 anos.
A PJ explica, em comunicado, que o agressor estava em fuga desde então. "A prova foi conseguida ontem, após recolha de ADN do arguido, pelo Laboratório de Polícia Científica da PJ, em comparação com amostra problema recolhida aquando da inspeção ao local", revela.
Dos factos investigados, a PJ apurou que o suspeito "entrou na casa da vítima, onde já havia estado anteriormente com um familiar da mesma, com o objetivo único de praticar a agressão sexual".
Após entrar na residência, "agrediu a mulher, de 87 anos, de forma violenta, recorrendo inclusive ao estrangulamento e asfixia mecânica, que a deixaram inconsciente, e consumou a violação".
Perante as agressões sofridas, "a vítima correu risco de vida e esteve vários dias internada em unidade hospitalar".
O suspeito já tem já antecedentes criminais, segundo a autoridade, "tendo inclusivamente cumprido pena de prisão efetiva por várias vezes, em 2004, 2009, 2010 e 2015, por furto e violação de domicilio, por sequestro, por detenção de arma proibida e por violência doméstica".
Foi presente hoje a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A investigação vai continuar para apurar outros eventuais ilícitos praticados pelo detido.
Leia Também: Dupla detida enquanto tentava assaltar camião estacionado em Valongo