A Polícia de Segurança Pública (PSP) recebeu "múltiplas denúncias" a comunicar "sucessivas descargas de substâncias poluentes para a Ribeira de Couros", em Guimarães.
Num comunicado enviado às redações, a PSP dá conta de que, "nos últimos dias", surgiram "várias notícias através de chamadas telefónicas e nas redes sociais" sobre as descargas poluentes que originaram "águas com a coloração avermelhada e, posteriormente, com tonalidades escura".
Após as denúncias, a Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA) da PSP de Guimarães, juntamente com equipas de Guarda Rios de Guimarães, "encetou diligências", tendo como "objetivo identificar a origem e o autor (ou autores) do foco de poluição".
"Foram inspecionados alguns focos de poluição nos coletores da rede de águas pluviais foram inspecionadas diversas caixas da rede de saneamento e águas pluviais, dispostas ao longo do itinerário usado pelos vários recursos hídricos que cruzam a cidade, nomeadamente a Ribeira de Couros e Ribeira de Santa Luzia", lê-se.
As autoridades afirmam que já "foram identificados focos de poluição nos coletores da rede de águas pluviais" e explica que "esses pontos de poluição terão origem nas obras de reconstrução de edifícios no centro da cidade".
"Os seus trabalhadores despejam os resíduos líquidos de construção e demolição para as caixas/coletores da rede de águas pluviais, encaminhando-se de seguida para as referidas ribeiras", esclarece a PSP.
Tendo em conta as "fiscalizações" e "infrações detetadas", até ao momento, "vão ser levantados Autos de Notícia" e também vai ser "efetuada a devida comunicação às entidades competentes em matéria de instrução processual", continuando assim as "diligências para apuramento dos factos denunciados".
Leia Também: PSP detém homem sobre o qual pendia mandato de detenção por furto em Faro