Operação Porthos: PJ detém quatro suspeitos e constitui 15 arguidos

A Polícia Judiciária investigava há já dois anos a entrada de produtos estupefacientes na Europa através dos portos marítimos portugueses. Na Operação Porthos, que se realizou esta terça-feira, estiveram na mira os portos de Lisboa, Setúbal, Sines e Leiria, os principais portos do país.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto com Lusa
25/02/2025 18:12 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

operação Porthos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro pessoas e constituiu 15 arguidos no âmbito da Operação Porthos, que se realizou esta terça-feira em Lisboa, Setúbal, Sines e Leiria.

 

Segundo um balanço feito pela PJ, os quatro detidos são "suspeitos de beneficiarem organizações criminosas dedicadas à exportação de elevadas quantidades de cocaína a partir da América Latina", organizações estas que utilizaram portos marítimos nacionais como porta de entrada de produtos estupefacientes na Europa.

O balanço foi anunciado em comunicado, publicado no site da PJ, e onde é também referido que "constituídos 15 arguidos", assim como apreendidos "mais de meio milhão de euros em numerário, dez viaturas e cinco armas de fogo e outras."

Fonte judiciária adiantou à Lusa que cinco arguidos são funcionários da Autoridade Tributária, dois dos quais foram detidos.

Operação Porthos: PJ detém quatro suspeitos e constitui 15 arguidos

Operação Porthos: PJ detém quatro suspeitos e constitui 15 arguidos

A Polícia Judiciária investigava há já dois anos a entrada de produtos estupefacientes na Europa através dos portos marítimos portugueses. Na Operação Porthos, que se realizou esta terça-feira, estiveram na mira os portos de Lisboa, Setúbal, Sines e Leiria, os principais portos do país.

Notícias ao Minuto | 18:12 - 25/02/2025

Tal como já tinha sido anunciado quando a operação em causa foi conhecida, em causa está uma investigação criminal que tem por objeto "suspeitas da prática de crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais".

Apesar de a autoridade judiciária dar conta de que a investigação criminal continuará, nesta primeira fase levada a cabo hoje em vários portos marítimas foram executados 32 mandados de busca, dos quais 14 domiciliárias e 18 não domiciliárias, "para recolha de elementos de prova complementares."

A operação decorre após uma investigação da PJ com mais de dois anos e  prosseguirá no âmbito de inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

[Notícia atualizada às 19h37]

Leia Também: PJ investiga entrada de toneladas de cocaína nos portos marítimos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas