A depressão Olivier, que vai levar mau tempo a Espanha nos próximos dias, não vai ter efeitos diretos no estado do tempo em Portugal continental, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Olivier, note-se, "é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico espanhol) a uma depressão que às 14UTC de dia 09 de abril se prevê centrada a nordeste das ilhas Canárias, aproximadamente em 31°N e 22°W, com uma pressão atmosférica no centro de 1004hPa, e em deslocamento para leste/sueste", destaca o IPMA.
A referida depressão "não terá efeitos diretos no estado tempo em Portugal continental", destaca.
No entanto, segundo o IPMA, nos dias 10 e 11, "estão previstos aguaceiros e trovoadas ocasionais, com maior probabilidade de ocorrência no dia 11, associados a uma região depressionária complexa e com expressão em altitude, na qual um dos núcleos (o mais distante de Portugal continental) é a depressão Olivier".
Já esta terça-feira, 8 de abril, e amanhã, 9 de abril, serão dias sem chuva e com temperaturas altas em território continental.
Hoje, especificamente, esperam-se alguns "períodos de céu muito nublado por nuvens altas" e "vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, rodando temporariamente para norte na faixa costeira das regiões Norte e Centro durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no Algarve e nas terras altas das regiões Centro e Sul".
Prevê-se uma "subida de temperatura, mais significativa da máxima no litoral Norte e Centro". As máximas vão variar entre os 28 graus, em Braga, e os 19 graus, na Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 16, em Portalegre, e os 7 graus, em Bragança.
Leia Também: Homem detido após disparo para intimidar companheira vítima de violência