Debate sobre "Literatura e Paz" marca celebração do Dia de Sant Jordi

A delegação do Governo da Catalunha em Portugal vai celebrar o Sant Jordi no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, com uma conversa subordinada ao tema "Literatura e Paz", na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa.

Notícia

© Câmara Municipal de Lisboa

Lusa
14/04/2025 17:48 ‧ ontem por Lusa

País

Lisboa

"Quisemos juntar a celebração do Sant Jordi à reflexão sobre um tema de estrita atualidade, como é a paz. E que melhor maneira de o fazer através dos livros, ver como o poder das palavras pode influir na construção da paz", afirmou em comunicado Rui Reis, delegado do Governo da Catalunha, que inaugurará o ato.

 

O Dia de Sant Jordi é uma data emblemática da cultura catalã, que coincide com o Dia Mundial do Livro, e é uma tradição muito enraizada na sociedade, segundo a qual, os casais trocam rosas e livros.

Para assinalar a data em Portugal, a delegação do Governo da Catalunha convidou a diretora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Mónica Dias, e a professora de Filologia Portuguesa da Universidade de Barcelona, Isabel Soler, a que se junta a violoncelista e musicóloga, Anna Mora, para falarem sobre a paz, numa conversa moderada pela jornalista Joana Haderer.

Esta conversa será precedida da apresentação de um vídeo sobre a tradição do Sant Jordi.

A terminar a sessão, o violoncelista Daniel Claret dará um concerto com músicas do repertório de compositores catalães, como Enric Casals, e internacionais, como Bach.

Seguindo a tradição catalã, serão oferecidos rosas e livros ao público presente, formado por representantes institucionais portugueses, membros da comunidade catalã e público geral, acrescenta o comunicado da organização.

A Livraria LeYa e a Rede de Bibliotecas de Lisboa associam-se a esta iniciativa que pretende trazer a tradição catalã do Sant Jordi a Portugal, disponibilizando na Livraria Buchholz uma área especial dedicada a traduções de livros de autores catalães, entre os dias 21 e 25 de abril.

As escolas também são chamadas a participar, numa iniciativa intitulada "Poem in Your Pocket", em que alunos e professores da Escola Básica Maria Pais Ribeiro -- A Ribeirinha (Vila do Conde) fazem "duelos de poesia" - um intercâmbio de leitura de poemas em catalão e português - com o Institut Manuel Blancafort, escola catalã, do município de La Garriga.

Num chamado ato prévio às celebrações, a delegação do Governo da Catalunha em Portugal organiza, no dia 22, uma receção na Livraria Buchholz, durante a qual será transmitida a mensagem do presidente do Governo da Catalunha, Salvador Ila, e a conversa "Ultrapassar Fronteiras" em 'streaming' a partir do Palau de la Generalitat (sede da Presidência) em Barcelona.

A fechar a semana de celebração, a Casa do Comum acolhe o Casal Català de Lisboa (CCL), associação da comunidade catalã, que organiza uma conferência com o tradutor e professor da Universidade Nova de Lisboa, Marco Neves.

O Dia de Sant Jordi é comemorado em Portugal desde 2020, com iniciativas organizadas pela delegação do Governo da Catalunha.

Naquele que é conhecido como o dia da Rosa e do Livro na Catalunha, também considerado por muitos o "Dia dos namorados", as ruas e praças das localidades catalãs enchem-se de bancas com rosas e livros. Só nesse dia vendem-se mais de 1,5 milhões de livros e mais de seis milhões de rosas.

Leia Também: Marcelo lembra vida do coronel Matos Gomes na defesa dos valores de Abril

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas