Em comunicado, a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) indica que o número de passageiros movimentados subiu 19,64% e o de escalas de navios de cruzeiros 36,36%, face aos primeiros três meses de 2024.
"Foi o melhor primeiro trimestre de sempre", destaca a APRAM, acrescentando que passaram ainda pelo Porto do Funchal 92.903 tripulantes, mais 26,32% do que os contabilizados no primeiro trimestre do ano passado (73.541).
Este movimento de passageiros e cruzeiros terá gerado "mais de 22 milhões de euros de impacto direto na economia regional", tendo por base um estudo realizado pela Associação Comercial e Industrial do Funchal, que estima um gasto médio de 61,40 euros por passageiro/tripulante.
"São dados muito importantes para a região e que resultam do trabalho que tem sido desenvolvido pelos Portos da Madeira em conjunto com os nossos parceiros: companhias, agentes de navegação e operadores turísticos", realça a presidente da APRAM, Paula Cabaço, citada na nota de imprensa.
A responsável acrescenta que este "crescimento sustentável" revela o interesse da indústria dos cruzeiros na Madeira e "mostra que a região é um ativo importante para um setor competitivo e global".
Salientando que 2024 foi o "melhor ano de sempre para o turismo de cruzeiros na Madeira", a APRAM considera que o primeiro trimestre deste ano "deixa boas indicações para os resultados de 2025".
Leia Também: Madeira. Capitania do Funchal cancela aviso de agitação marítima forte