De acordo com um estudo da Cetelem, 13% dos pais com alunos no ensino privado estão a ponderar mudar os seus filhos para uma escola pública.
“Enquanto 87% das famílias portuguesas têm os filhos a estudar na escola pública, 13% optam pelo ensino privado. Destes últimos, são também 13% os que referem estar a ponderar a transferência para o ensino público”, é feito saber em comunicado.
Como razões apontadas para esta transferência, inclui-se o “facto de as crianças já estarem crescidas e os motivos financeiros. Mas também o facto de a escola atual não oferecer mais anos de escolaridade e de o ensino público ter boa qualidade”. Já as famílias que têm os filhos no ensino público, “praticamente a totalidade (99%), pretende mantê-los no mesmo tipo de ensino”.
Face a 2015, este ano o número de pais a inscrever os seus filhos no ensino público aumentou (mais 2% do que o ano passado), ao mesmo tempo que se nota “uma diminuição do número de famílias a escolher o ensino privado” - menos 2%.
Contrariamente, no que diz respeito a adultos que estudam, “houve um aumento de 8% para 12% dos que optam pelo ensino privado este ano”.
O estudo teve por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, dos dois sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. A todos foi aplicado um questionário com perguntas fechadas.