Uma avioneta aterrou de emergência esta tarde de quarta-feira na praia de São João da Caparica, em Almada, num acidente que fez vítimas entre os banhistas que se encontravam na praia. As vítimas serão um homem e uma criança.
O Comandante Paulo Isabel, da Capitania de Lisboa, confirmou a morte de duas pessoas à antena da SIC Notícias, acrescentando que a aeronave teria igualmente dois tripulantes. Ambos escaparam ilesos e estão a ser neste momento ouvidos pelas autoridades.
À agência Lusa, o INEM adiantou que a criança que perdeu a vida é uma menina de oito anos de idade e que "aparentemente" não terá "relação familiar" com a outra vítima mortal.
Testemunhas no local revelam ainda, em declarações à TVI24, que uma mulher também ficou ferida e que foi transportada para o hospital. Os pais da criança encontravam-se igualmente na praia à hora do acidente e estão a receber acompanhamento psicológico.
A Proteção Civil confirma a ocorrência de um acidente aéreo na zona em causa, cujo alerta terá sido dado às 16h51. No local estão 30 operacionais e mais de 13 veículos, que montaram um perímetro de segurança, numa operação que inclui elementos dos Bombeiros e da Polícia Marítima, como foi confrmado ao Notícias ao Minuto.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários explicou ainda à agência Lusa que foi notificado do acidente e que uma equipa deste organismo foi enviada para o local para se inteirar da situação e dar início à investigação.
Nas redes sociais cedo surgiram relatos de que a aterragem de emergência teria feito vítimas entre banhistas que se encontravam na praia.
João Quadros, guionista que estaria no local à hora do acidente, publicou igualmente imagens na sua conta no Twitter que mostram o avião já no areal, junto à linha de água.
Fida se acaba de cair um aviao na praia matou uma pessoa pic.twitter.com/U6ZaBppM4Y
— Joao Quadros (@omalestafeito) August 2, 2017
[Notícia atualizada às 18h05]